
Image Source: Pexels
Nikola Tesla é talvez o engenheiro elétrico mais famoso do mundo do final do século XIX e início do século XIX. O gênio nascido na Sérvia é freqüentemente creditado com a invenção da eletricidade moderna e da ethernet, mas seu legado data muito mais distante do que isso. Nesta fascinante biografia, o autor e historiador mais vendido da ciência Neil Genzlinger traça a vida deste homem misterioso que já foi chamado pelo New York Times de “o Feiticeiro dos Resistentes”. Desde seu tempo como estudante e professor na Sérvia até sua mudança para a América aos 25 anos de idade para prosseguir sua carreira na engenharia elétrica, Nikola Tesla apresenta um retrato surpreendente da engenhosidade e da ciência do início do século 20. Desde seus primeiros experimentos com terapia de choque elétrico para sífilis até seu uso posterior do rádio e dos raios X como fonte de materiais para comunicação sem fio, não é apenas uma história sobre um homem – é uma lição de história sobre como entramos no século 21.
Conheça a vida e os tempos de Nikola Tesla na Sérvia antes de imigrar para os EUA aos 25 anos de idade.
A história de Nikola Tesla começa na terra de seus antepassados, a Sérvia. Embora ele tenha nascido nos Estados Unidos, seus pais eram sérvios que se mudaram para o Reino da Sérvia propriamente dito quando Nikola era uma criança. O pai de Nikola, Nikola Tesla, era professor na Academia Médica Militar em Belgrado e sua mãe, Elizabeth Kardarević, era de uma família sérvia do conde. O jovem Nikola cresceu em um ambiente extremamente patriótico e foi influenciado pela forte crença de sua mãe na autonomia sérvia e no orgulho nacional. Aos 15 anos, a Sérvia tornou-se parte do Império Austro-Húngaro, que mais tarde evoluiu para a Monarquia Austro-Húngara. Nesta época, o jovem Nikola deixou o lado de seus pais e imigrou para os Estados Unidos para seguir uma carreira de engenheiro. Ele primeiro trabalhou como carpinteiro em Nova York antes de se formar como engenheiro elétrico na Filadélfia.
Descubra o que o levou a seguir uma carreira em engenharia elétrica.
Após receber sua graduação em engenharia, Nikola Tesla foi trabalhar para a Westinghouse, uma das maiores empresas de manufatura elétrica do mundo. A Westinghouse empregava dezenas de milhares de trabalhadores em várias fábricas e usinas elétricas ao redor do mundo, e Tesla trabalhou para a empresa por quase 30 anos como engenheiro em várias funções. Durante seu tempo na Westinghouse, o jovem Tesla concebeu uma série de tecnologias que mais tarde se transformariam em palavras domésticas: corrente alternada (CA), corrente contínua (CC), transformadores, pára-raios e rádio. Mas havia um senão: o trabalho era competitivo com contratos governamentais e o financiamento para o trabalho de Tesla era limitado. Como resultado, Tesla trabalhou principalmente para clientes industriais na cidade de Buffalo, Nova York, onde viveu e trabalhou como engenheiro elétrico.
Passar por sua vida como engenheiro americano com vários trabalhos e tarefas ao longo de três décadas.
Após servir como engenheiro da Westinghouse por quase 30 anos, Nikola Tesla decidiu que era hora de uma mudança. Em 1915, ele deixou seu emprego e foi trabalhar para uma empresa elétrica como engenheiro em uma subsidiária em Bridgeport, Connecticut. Mas Tesla foi logo transferido para Nova York para trabalhar na recém-formada General Electric, onde se tornou vice-presidente em 1921. Foi durante seu tempo na GE que Tesla enfrentou o maior desafio de sua vida: a morte de sua esposa. Ele tinha 37 anos de idade e em meio a uma crise pessoal quando sua noiva, Helen, morreu em 1928.
As primeiras experiências de Tesla com eletricidade, incluindo o desenvolvimento da corrente alternada e do transmissor telefônico.
Helen foi a primeira esposa de Nikola Tesla, nascida em 1860 em Smiljan, Croácia (agora na Bósnia e Herzegovina). Ela era viúva com três filhos quando conheceu Nikola na cidade de Nova York em outubro de 1896. Helen estava bem ciente dos riscos associados ao trabalho de seu marido, mas acabou concordando em ser sua quarta esposa. Nikola tinha 36 anos, Helen tinha 32 e ele tinha 41. O casamento, porém, não durou muito e o casal se divorciou em 1899.
Nikola Tesla, o famoso experimento de raio X que provou que a comunicação sem fio não é uma tecnologia mágica, afinal.
Como seu inventor, Nikola Tesla acreditava que as ondas de rádio podiam ser usadas para se comunicar através de longas distâncias sem serem interceptadas por obstáculos intervencionistas. Para provar isso, ele conduziu uma experiência. Em março de 1891, Tesla fez com que uma antena de 1 metro de altura transmitisse ondas de rádio do Sul para o Norte através do Oceano Ártico. O sinal foi recebido em Fairbanks, Alasca e mais tarde na cidade de Nova York.
A evolução da comunicação sem fio dos telefones às microondas e à tecnologia infravermelha.
Como prova da velocidade do desenvolvimento tecnológico, considere que em 1899, um simples telefone tinha apenas quatro toques e só podia transmitir som. No início dos anos 2000, o telefone, juntamente com outros dispositivos de comunicação, havia avançado ao ponto de poder transmitir e receber mensagens em distâncias extensas, com a possibilidade de enviar sinais secundários, além da mensagem original.
A invenção do Tesseract, uma chave de criptografia de 4096 bits, que foi posteriormente utilizada pela NSA em suas ferramentas de espionagem.
Como um famoso exemplo de avanço tecnológico, considere o Tesseract, uma chave de criptografia de 4 bits que foi produzida pela primeira vez no século 16 e continua sendo a base da criptografia moderna. O Tesseract é um exemplo de uma “solução óbvia” para um problema de engenharia difícil. Foi usada pela primeira vez na criptografia em cerca de 1521, portanto não é uma nova tecnologia por si só, é apenas a chave de criptografia usada nos tempos modernos.
Final do século 20 e o novo século: uma época de inovações ousadas
Durante este período, os EUA também testemunharam um aumento no uso de eletricidade, que foi utilizada no crescimento de um grande número de tecnologias relacionadas. Esta nova fonte de energia gerou um grande interesse entre cientistas e engenheiros, e em 1901, Nikola Tesla propôs a famosa criação de uma rede de energia elétrica que abrangeria o país. O plano de Tesla, entretanto, não foi realizado, devido a razões práticas e políticas.
O novo milênio: um tempo para inovações ousadas
O novo século é caracterizado pelo uso da eletricidade nas comunicações e dispositivos eletrônicos, a evolução da Internet e uma expansão das conexões de Internet de banda larga de alta velocidade. Novas tecnologias, como a telefonia móvel, a Internet e a World Wide Web estão ampliando ainda mais o uso da eletricidade.
Resumo
A história de vida de um dos inventores mais famosos do século 20, Nikola Tesla, apresenta um retrato surpreendente do engenho e da ciência do início do século 20. Desde seus primeiros experimentos com terapia de choque elétrico para sífilis até seu uso posterior do rádio e dos raios X como fonte de materiais para comunicação sem fio, não é apenas uma história sobre um homem, é uma lição de história sobre como entramos no século 21.